O Campeonato Brasileiro de 2013 chegou a sua 11ª rodada e um fato chama atenção, os jogadores experientes estão se destacando e sendo essenciais para a campanha vitoriosa de suas equipes. Todos eles já passaram dos 30 anos e alguns estão próximos dos 40, mas atletas como Alex, Seedorf, Forlán e Juninho Pernambucano vem demonstrando que a vivência que eles tem no mundo do futebol tem sido muito importante.
Começamos por Alex, o meia esta prestes a completar 36 anos e iniciou sua carreira no Coritiba, passou por Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Parma e Fenerbahçe time que atuou por 8 anos. Em Outubro de 2012 retornou ao Coritiba com a intenção de conquistar títulos com a camisa do Coxa.
Já ganhou o Campeonato Paranaense deste ano e está sendo primordial para a equipe no Brasileirão. Com ele o Coritiba fez 10 jogos, ganhou 5 e empatou outros 5. Alex fez 6 gols, é o artilheiro do time e vice-artilheiro do campeonato. Sem Alex, o Coritiba perdeu o seu único jogo, contra o Cruzeiro.
Outro jogador de destaque é o holandês Clarence Seedorf, ele tem 37 anos e já passou por Ajax, Sampdoria, Real Madrid, Intenazionale e Milan, equipe pela qual atuou por 10 anos. Casado com uma brasileira, ele aceitou a proposta do Botafogo em Junho de 2012 e a torcida o recepcionou com muita festa no aeroporto.
Neste ano de 2013, foi campeão estadual e o time aprendeu a jogar sob seu comando. É o homem de confiança do técnico Oswaldo de Oliveira e praticamente todas as bolas passam por ele. Fez 4 gols até agora no campeonato e disputou 10 dos 11 jogos do Botafogo. Com o camisa 10 em campo foram 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
Diego Forlán foi escolhido como melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, acabou indo para a Internazionale de Milão, mas não repetiu o bom desempenho do Mundial. Em Julho de 2012 assinou um contrato com o Internacional e foi recebido por cerca de 3.500 torcedores no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Teve algumas dificuldades no começo, mas neste ano de 2013 deu a volta por cima. Sob a batuta do técnico Dunga, o atacante uruguaio marcou 15 gols em 24 partidas. Aos 34 anos anotou 5 gols no brasileirão e com a chegada de Alex e Scocco pode ter a sua tarefa de fazer mais gols facilitada.
O mais experiente da lista é Juninho Pernambucano, aos 38 anos, em sua terceira passagem pelo clube, parece que o ‘reizinho’ não perdeu o dom de ajudar o Vasco quando ele mais precisa. Depois de 7 meses atuando pelo New York Red Bull, dos Estados Unidos, Juninho teve um problema com o treinador e rescindiu seu contrato. Optou por voltar ao Vasco, mesmo sem receber qualquer salário ou bonificação por isso.
Foi apresentado há pouco menos de um mês e os resultados já podem ser vistos. O Vasco jogou sem Juninho até a 7ª rodada, com 4 derrotas, 2 vitórias e 1 empate. Já com o meia foram 3 jogos com 2 vitórias e 1 derrota, sendo que o jogador marcou 2 gols e deu passes para outros gols do Vasco. Desde a sua volta, a única partida em que ele não atuou foi contra o Goiás, empate por 1 a 1.
Outros ‘velhinhos’ do brasileirão que fazem a diferença para os seus times são: D’Alessandro (32 anos), Ronaldinho Gaúcho (33 anos), Zé Roberto (39 anos), Dida (39 anos) e Rogério Ceni (40 anos).
O fato é que muitos times do futebol brasileiro sofrem com a falta de jogadores assim em seu elenco. Com experiência e qualidade técnica aliada a boa forma física, podem levar o clube há um objetivo final com mais facilidade. Sorte dos poucos times que tem jogadores desse porte em suas equipes.
fonte: JFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário