Equipes diferentes, mas com objetivos parecidos. Investimentos diferenciados, mas com retorno quase certo. Pequenos e grandes detalhes que levaram Corinthians e Fluminense à decisão da Copa São Paulo que será realizada amanhã às 10h00 (horário de Brasília) no Estádio Paulo Machado de Carvalho, em evento que faz parte da comemoração do aniversário da Cidade de São Paulo. E com alguns destes ingredientes, as equipes chegam favoritas e medindo forças de igual para igual em busca do primeiro triunfo de 2012.
Corinthians
Enquanto o Corinthians trabalhou as suas jóias e lapidou-as cuidadosamente, o Fluminense optou por “importar” talentos de outras equipes formadoras. Esse é um dos pequenos diferenciais que tornarão o Timãozinho, candidato ao título da Copa SP. São destaques e formados na nas categorias de base do alvinegro: Matheus; Cristiano, Antônio Carlos, Marquinhos e Denner; Anderson, Gomes, Giovanni e Matheus; Leonardo. Douglas é o único que foi adquirido do Guarani/SP. Este tipo de investimento vem sendo muito bem trabalhado a ponto de as bases corintianas estarem se destacando nas demais categorias em que disputam campeonatos.
Além disso, o investimento feito nas escolinhas franqueadas do Corinthians, também tem devolvido bons jogadores ao clube. Alguns jogadores como Gomes, Geovanni e Matheus, vieram de parceria fechada em Penápolis, assim como o clube investe e tenta lapidar valores no Corinthians Paranaense (ex – J. Malucelli), no Corinthians Penapolense entre outras franquias. A novidade foi o acerto de parceria internacional realizado na Argentina. Lá foi criado o Sport Club Corinthians de Santa Fé. O clube argentino que trabalha exclusivamente no mercado de formação de novos atletas, fechou contrato com a equipe brasileira e a intenção é mostrar novos valores tendo o Brasil como vitrine.
Fluminense
O clube carioca vem investindo forte nas categorias de base e os resultados mostram isso. Das quatro competições que participou no ano de 2011, o Tricolorzinho das Laranjeiras sagrou-se campeão em uma oportunidade e vice-campeão nas outras três, sempre chegando entre os dez melhores.
Dos jogares que se destacaram até o momento, Silézio, Fabinho, Wellington, Léo Lelis e Ronan; William, Rafinha, Higor e Eduardo; Marcos Júnior e Matheus (Michael) – cinco foram “importados” de outras equipes e parece que o investimento vem dando resultado. Dos vinte jogadores que a equipe inscreveu para a competição, quase a metade veio de outros clubes: Fabinho (Paulínia-SP), Fernando (Internacional-RS), Higor (Internacional-RS), Michael Vinicius (Rio Preto-SP), Eduardo (Fortaleza-CE), Danilo (Portuguesa-SP), William (Madureira-RJ), Victor (Tigres-RJ) e Matheus (Coimbra-MG).
De acordo com as palavras do gerente geral das equipes de base do clube carioca Fernando Simone, os garotos estão respondendo de acordo com a expectativa:
- Quando assumimos em 2011, a primeira competição que acompanhamos foi justamente a Copinha. E logo observamos várias deficiências na equipe. Por isso, demos início a esse projeto de prospecção e fomos atrás de jogadores nascidos em 1993. Fizemos algumas contratações, e o resultado já está aparecendo.
Investimento nos Centros de Treinamento
E quando se fala de investimentos nas bases, as duas equipes vêm trabalhando sério nas categorias de base.
No Fluminense, o Centro de Treinamentos de Xerém está passando por reformas. Dois novos campos já foram inaugurados e outros dois estão em obra. Segundo o presidente Peter Siemsen, só em 2011 foram investidos cerca de R$ 4 milhões no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras (CTVL). Os alojamentos também foram reformados e serão reinaugurados em breve. A reforma em Xerém prevê ainda obras nos vestiários destinados aos meninos.
No Parque São Jorge, as coisas não são muito diferentes. Desalojados desde que o CT de Itaquera deu lugar à construção da Arena Corinthians em virtude da Copa – 2014, os meninos treinavam e ficavam alojados no terreno onde está sendo construído o estádio do Timão, que servirá para a Copa do Mundo. “Sem teto”, a garotada foi remanejada para o alojamento do Flamengo de Guarulhos e treina cada dia em um campo diferente.
Mas, em breve, tudo será diferente. Já está sendo construído, ao lado do CT Dr. Joaquim Grava, onde os profissionais trabalham uma nova estrutura para a base. O local terá quatro campos – três de grama natural, sendo um com arquibancada, e um de grama sintética , restaurante, alojamentos, academia e departamento médico.
Além deste investimento todo, vale salientar o trabalho realizado pelos técnicos Narciso e Marcelo Veiga que merecem um destaque por tudo o que foi apresentado até então.
fonte:Jornalismofc
Nenhum comentário:
Postar um comentário