Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

História dos Jogos Pan-Americanos

Introdução 
A história dos Jogos Pan-Americanos teve início em 1932, com o interesse de se promover os esportes amadores na América. A idéia partiu das delegações sul-americanas junto ao Comitê Olímpico Internacional. Essa idéia evoluiu e levou ao Primeiro Congresso Desportivo Pan-Americano, em 1940, onde se decidiu realizar os Primeiros Jogos Pan-Americanos em Buenos Aires, na Argentina, em 1942. Mas a Segunda Guerra Mundial adiou os Jogos até 1951.

Durante os Jogos Olímpicos de 1948 em Londres, na Inglaterra, foi realizado o Segundo Congresso Desportivo Pan-Americano, onde todos os participantes se comprometeram na realização dos Jogos Pan-Americanos. No dia 25 de fevereiro de 1951 aconteceu a Cerimônia de Abertura dos Primeiros Jogos Pan-Americanos, em Buenos Aires, com a presença de 100 mil pessoas. Participaram dos Jogos 2.513 atletas de 21 países, em 19 esportes.

Em 1955 foi criada a Organização Desportiva Panamericana, a ODEPA, sediada na Cidade do México. A organização é responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos. Atualmente a ODEPA é composta por 42 países da América Central, América do Norte, América do Sul e do Caribe.

Os Jogos Pan-Americanos se celebram de quatro em quatro anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos. Em termos de quantidade de esportes e de atletas, os Jogos Pan-Americanos são o segundo maior evento esportivo no mundo em importância, atrás apenas dos Jogos Olímpicos.
Os Jogos Pan-Americanos são um evento esportivo, realizado de quatro em quatro anos, envolvendo atletas da América do Norte, América do Sul e América Central. 

Origem e história 
A idéia da realização de um evento esportivo americano nasceu em 1932. Nesta época já ocorria os Jogos Centro-Americanos. Representantes e dirigentes esportivos de vários países da América propuseram a realização de um evento que pudesse envolver todos os países do continente americano.  
No I Congresso Esportivo Pan-Americano, realizado em 1940 na cidade de Buenos Aires, ficou definido que o primeiro evento deste tipo aconteceria na Argentina em 1942. Porém, com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, o evento foi cancelado, assim como aconteceu com as Copas do Mundo de Futebol de 1942 e 1946. 
A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos ocorreu na cidade de Buenos Aires (Argentina), no ano de 1951 (cerimônia de abertura aconteceu em 25 de fevereiro). Contou com atletas de 21 países, e foram disputados 18 modalidades esportivas. Com o passar do tempo, o evento foi ganhando cada vez mais importância no cenário esportivo internacional. 

Confira todas as edições dos Jogos Pan-americanos realizadas até hoje:
1951 - Buenos Aires (Argentina)
1955 - Cidade do México (México)
1959 - Chicago (EUA)
1963 - São Paulo (Brasil)
1967 - Winnipeg (Canadá)
1971 - Cali (Colômbia)
1975 - Cidade do México (México)
1979 - San Juan (Porto Rico)
1983 - Caracas (Venezuela)
1987 - Indianápolis (EUA)
1991 - Havana (Cuba)
1995 - Mar del Plata (Argentina)
1999 - Winnipeg (Canadá)
2003 - Santo Domingo (República Dominicana)
2007 - Rio de Janeiro (Brasil)
2011 - Guabajara (México)
fonte: sua pesquisa.com

Pan 2011 – Atletismo do Brasil obtém sua maior conquista em 60 anos de história do PAN


A vitória de Solonei Rocha da Silva na maratona masculina, última prova dos Jogos Pan-Americanos 2011, disputados na cidade mexicana de Guadalajara, fez o Atletismo brasileiro superar mais um recorde. Isto porque o título de Solonei se constituiu na 10ª medalha de ouro da Seleção Brasileira, recorde em uma única edição do PAN, já que o recorde era de nove títulos, de quatro anos no Rio, nos Jogos de 2007.
Houve recorde também no número medalhas de prata, pois no México foram ganhas seis, contra cinco no Rio. Em 2007 houve mais bronzes: 9 a 7. Agora, na história de 60 anos e 16 edições do PAN, o Atletismo nacional soma 160 medalhas, ganhas de Buenos Aires 1951 a Guadalajara 2011: 56 de ouro, 45 de prata e 59 de bronze.
Com o título de Solonei, o Atletismo brasileiro fechou, assim, com ouro sua participação em Guadalajara. Aliás, a campanha começara também com ouro, ganho por Adriana Aparecida da Silva na maratona feminina, na rodada de abertura do torneio, no último dia 23.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, comemorou a vitória de Solonei e os números do Atletismo no PAN 2011. “O Solonei ajudou o Brasil a superar mais um recorde, pois o Atletismo chegou a 10 medalhas de ouro, sua maior conquista em uma única edição do PAN. No Rio, em 2007, já havíamos conseguido 9 medalhas, agora voltamos o superar o recorde”, disse Gesta.
“Vitórias como a do Solonei mostram a essência do Atletismo. É um atleta que vem das camadas mais humildes da população brasileira. Ele tem a cara e o nome do povo brasileiro. Isto nos orgulha e demonstra, mais uma vez, que no Atletismo um atleta pode alcançar a inclusão, sem importar sua condição social, tipo físico ou origem geográfica”, afirmou o dirigente.
Gesta ainda lembrou que a equipe brasileira cresceu em resultados, embora fosse numericamente bem menor, que há quatro anos. “No Rio, como sede, tivemos equipe completa. Aqui, o número de atletas foi menor, vieram apenas os que conseguiram os índices altamente competitivos, estabelecidos pela Confederação”, lembrou. “E mesmo assim conseguimos novamente o 2º lugar no quadro de medalhas do Atletismo, atrás apenas de Cuba, e à frente da maior potência atlética do planeta, os Estados Unidos. Outro dado importante: o Atletismo foi o único esporte em que nada menos que 20 países colocaram atletas no pódio em Guadalajara, sendo que 11 fizeram campeões. E sete países alcançaram mais que um ouro. É um caso único”, completou.
Em Guadalajara, o Brasil manteve a hegemonia em provas como o 4×100 m e a maratona, no masculino. Houve a consagração de nomes como Marilson dos Santos e Maurren Maggi, única mulher tricampeã dos Jogos. E a conquista do título por atletas da jovem geração, como Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos. E além dos ganhadores das 23 medalhas, em outras 20 provas os brasileiros ficaram entre os oito primeiros.
PÓDIO BRASILEIRO NO ATLETISMO – PAN 2011 – GUADALAJARA
Medalha de Ouro
Adriana Aparecida da Silva – maratona
Rosângela Santos – 100 m
Leandro Prates – 1.500 m
Maurren Maggi – salto em distância
Lucimara Silvestre – heptatlo
Marilson Gomes dos Santos – 10.000 m
Ana Cláudia Lemos – 200 m
4×100 m feminino – Ana Cláudia/Vanda Gomes/Franciela Krasucki/Rosângela Santos
4×100 m masculino – Ailson Feitosa/Nilson André/Sandro Viana/Bruno Lins
Solonei Rocha da Silva – maratona
Medalha de Prata
Cruz Nonata -5000 m/10.000 m
Fabiana Murer – salto com vara
Kleberson Davide – 800 m
Hudson de Souza – 3.000 m com obstáculos
4×400 m feminino – Geisa Coutinho/Joelma Neves/Bárbara de Oliveira/Jailma Lima
Medalha de Bronze
Ronald Julião – lançamento do disco
Joilson Bernardo da Silva – 5.000 m
Geisa Coutinho – 400 m
Giovani dos Santos – 10.000 m
Jefferson Sabino – salto triplo
Bruno Lins – 200 m
Sabine Heitling – 3.000 m com obstáculos
Fonte: www.cbat.org.br

15 outubro 2011 às 17:07

comentarios-icon8 Comentários »

Abertura do Pan!

Galera,
Escrevi esse post de madrugada, cansado, mas muito feliz em poder compartilhar com vocês essa emoção de estar na abertuda dos Jogos Pan-Americanos.
Poder acompanhar novamente toda a alegria dos atletas, em especial, da delegação brasileira (que, como não poderia deixar de ser, é sempre a mais animada), foi sensacional.
Ainda mais poder ver tudo isso ao lado de pessoas maravilhosas, atletas consagrados e medalhados, que formam o time de comentaristas da Record: Magic Paula, Virna, Mauricio, Oscar, Luiza Parente, Robson, Rogério Sampaio.
E agora ainda temos o Baixinho, Romário. Fantástico! Isso sem falar da superequipe: Ana Paula Padrão, Alváro José, Mauricio Torres, Paulo Henrique Amorim, Myllena Ceribelli. Precisa falar mais?
Estou postando umas fotos aqui dos bastidores pra vocês.
xuxa1 Abertura do Pan!
E saca só a estrutura do estádio, a gente não perde nada, nem no banheiro, olha a TV kkk
xuxa 3 Abertura do Pan!
Eu com a minha credencial ainda no hotel
xuxa 2 Abertura do Pan! A nossa equipe em frente ao estadio Chivas, prontos pra abertura
Acredito que podemos trazer muitas medalhas na natação, tanto no masculino, quanto no feminino. Conversei com os atletas nesses últimos dias e com os treinadores, e acho que vamos confirmar e talvez até superar nossas expectativas.
Pra quem quiser acompanhar tudinho, ainda dá pra entrar no portal especial do Pan no R7, tá bem bacana!!!Clique aqui.
Veja mais:


XVI Jogos Pan-Americanos
Guadalajara 2011
Logo guadalajara2011.png
Dados
Países participantes42
Slogan"Fiesta de las Americas"
(Festa das Americas)
Entidade responsávelCOPAG
SedeGuadalajaraJalisco
País anfitrião México
Atletas6.003[1]
Eventos361 de 36 esportes
Cerimônia de abertura14 de outubro
Cerimônia de encerramento30 de outubro
Abertura oficialPresidente Felipe Calderón
Juramento do atletaAlberto Rodriguez
Juramento do árbitroRosa Maria Tovar
Tocha Pan-americanaPaola Espinosa
Estádio principalEstádio Omnilife         

Mascotes


Os mascotes dos Jogos Pan-Americanos de 2011: Gavo, Leo e Huichi, da esquerda para a direita.
Os mascotes para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2011 são Huichi (uma corsa), Gavo (um agave) e Leo (um leão). O Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG) revelou os mascotes no anfiteatro da Plaza Andares, em Guadalajara no dia 28 de novembro de 2009, sendo que os nomes deles foram revelados em 10 de fevereiro de 2010.[13] Os criadores dos mascotes receberam US$ 2.584 cada. José Luis Andrade criou o leão, Ángel Barba Barrera criou o cervo e Fernando Sánchez criou o agave.[14]
Os mascotes representam o estado de Jalisco e a cidade de Guadalajara:
  • Gavo — O agave azul, representa a produção de tequila no estado de Jalisco.
  • Huichi — A corsa lilás, representa o sul de Jalisco e faz alusão aos Huichóis e à feminilidade.
  • Leo — O leão amarelo, representa a força do povo de Guadalajara e faz alusão ao brasão da cidade

QUADRO DE MEDALHAS


OuroPrataBronzeTotal
Estados Unidos927965236
Cuba583543136
BRASIL483558141
México424350135
Canadá304049119
VEJA O QUADRO GERAL >>















Leia o resumo do Pan em 100 imagens comentadas, abra aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário