Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Corinthians tem a defesa mais eficiente do Brasil


O Corinthians enfrentou o Botafogo-SP, na noite de sábado, às 18h30, no Pacaembu, venceu por 1 x 0 e contou com a melhor defesa do Brasil para manter a liderança do Paulistão.
Equipe menos vazada do Brasileirão de 2011, com apenas 36 gols sofridos em 38 jogos, o Timão repete a fórmula de sucesso no Estadual, competição que já atuou nove vezes e levou só três gols (0,33).
A equipe ainda participou de mais um jogo oficial, contra o Deportivo Táchira, pela Libertadores. Na Venezuela, um gol sofrido. Ou seja, em dez jogos oficiais, a média é de apenas 0,4 a cada 90 minutos.
Números que, em levantamento a partir das tabelas de todas as primeiras divisões dos Estaduais pelo país, colocam o Timão com a melhor defesa em torneios regionais - há competições que ainda não começaram, como no Acre, Amapá, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Vale ainda a ressalva de que há clubes com números semelhantes, mas com bem menos jogos disputados. Um exemplo é o Atlético-MG, que participou apenas três vezes do Mineiro, sendo vazado uma vez.
"Jogamos de uma maneira bem objetiva. Podemos até não dar espetáculo, mas é difícil ganharmos um jogo sem merecer. Cada um de nós sabe o que tem de fazer em campo. Essa consciência, além da qualidade do grupo, faz toda a diferença. Desde o ano passado nosso time está muito bem ajustado, o que é mérito de todos" elogia Fábio Santos, um dos pilares da defesa, que hoje terá a companhia de Chicão, Wallace e Welder.
Solidez que impressiona justamente por conta do rodízio que a comissão técnica faz nesse início de ano, para evitar lesões mais graves.
?" É a alma de uma equipe competitiva, que tem humildade. Ela se formou no dia a dia, nos treinamentos. Isso se dá quando você vê Ramírez fazer o gol e ser abraçado pelo jogador que saiu para ele entrar. Alex foi um dos primeiros a correr para o campo e dar um abraço no companheiro ?" lembrou o comandante.
CONFIRA OS NÚMEROS DAS MELHORES DEFESAS DOS ESTADUAIS PELO BRASIL:
CORINTHIANS - MÉDIA DE 0,3 (3 GOLS EM 9 JOGOS)
Alagoas - CRB - Média: 0,5 (5 gols em 10 jogos)
Amazonas - Nacional - Média: 0,5 (4 gols em 8 jogos)
Bahia - Feirense - Média: 0,77 (7 gols em 9 jogos)
Ceará - Crato - Média: 0,6 (6 gols em 10 jogos)
Brasília - Capital - Média: 0 (0 gol em 1 jogo)
Espírito Santo - Colatina - Média: 0,57 (4 gols em 7 jogos)
Goiás - Goiás - Média: 0,75 (6 gols em 8 jogos)
Maranhão - Santa Quitéria - Média: 0,5 (3 gols em 6 jogos)
Mato Grosso - Cuiabá e Barra do Garças - Média: 0,66 (6 gols em 9 jogos)
Mato Grosso do Sul - Águia Negra - Média: 0 (0 gols em 1 jogo)
Minas Gerais - Atlético-MG - Média: 0,33 (1 gol em três jogos)
Pará - Cametá - Média: 1,1 (11 gols em 10 jogos)
Paraíba - Treze - Média: 0,8 (4 gols em 5 jogos)
Paraná - Atlético-PR - Média: 0,4 (4 gols em 10 jogos)
Pernambuco - Petrolina - Média: 0,63 (7 gols em 11 jogos)
Rio de Janeiro - Flamengo - Média: 0,37 (3 gols em 8 jogos)
Rio Grande do Norte - Coríntias e Baraúnas - Média: 0,66 (6 gols em 9 jogos)
Rio Grande do Sul - Novo Hamburgo - Média: 0,44 (4 gols em 9 jogos)
Santa Catarina - Chapecoense - Média: 1 (8 gols e 8 jogos)
Sergipe - Guarany - Média: 0,57 (4 gols em 7 jogos)
Tite:
"Eu não tinha noção de que a nossa defesa era a menos vazada de todo futebol brasileiro, mas fico feliz com esse levantamento que o Lancenet! fez. Pela minha experiência, tenho certeza de que esse número não pode nem ser visto como normal. Que continue assim, claro, vamos trabalhar para manter, mas é acima do que se planeja para um time. Algo perto de 0,7 ou 0,8 já é considerado pelos profissionais do futebol como algo muito bom. E nós tomamos três em nove jogos pelo Paulistão, que dá 0,3 de média. Sem dúvida, bem pouco. Há um entrosamento fundamental para isso, de jogadores que se conhecem. O mecanismo da equipe, com a colaboração de todos os setores, é a explicação..."
Fonte: Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário