Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

domingo, 24 de junho de 2012

#JFCnaEuro: Nos pênaltis, Itália elimina a Inglaterra e avança à semifinal


                                                                                                     Por Leonardo Perri
(Foto: Rose/Getty Images)
Foi suado, com muito sofrimento mas a classificação veio. Neste domingo(24), a Itália venceu a Inglaterra nas cobranças de pênalti e está classificada para pegar a Alemanha em uma das semifinais da Eurocopa. Em um jogaço no tempo normal, a Itália foi superior e desperdiçou muitas chances de fazer o gol. Os ingleses foram perigosos no contra-ataque e conseguiram suportar a pressão até a prorrogação. Nas cobranças de pênaltis, melhor para a azurra que foi eficiente e eliminou os ingleses. O duelo frente a Alemanha será realizado na próxima quinta-feira em Varsóvia.
O jogo começou bem movimentado, com a Itália partindo para o campo de ataque em busca do gol. Logo no primeiro lance, os italianos não abriram o placar por pouco. Aos 2 min, em jogada pela direita, a bola foi cruzada para trás e chegou nos pés de De Rossi. O italiano pegou de primeira, de fora da área, e só observou a bola explodir no poste.
A Inglaterra não deixou por menos e no lance seguinte, criou ótima oportunidade para fazer o seu. Aos 4 min, em jogada pela direita, Johnson apareceu como elemento surpresa na pequena área e chutou para uma defesa espetacular de Buffon, que caído no lance, evitou o gol.
Após sofrer uma pressão no começo, a Inglaterra se ajeitou em campo e passou a chegar com bastante perigo no gol adversário. Aos 13 min, Johnson cruzou para Rooney dentro da área. O atacante inglês se antecipou à marcação mas cabeceou por cima da meta de Buffon.
O jogo era bastante corrido com as duas equipes buscando o gol a todo momento. A azurra ficava mais com a bola em seu campo ofensivo, enquanto que o “English Team” buscava mais os contragolpes, sempre perigosos. Aos 25 min, Balotelli foi lançado na cara de Hart, e tentou um toque por cobertura. Atento no lance, o zagueiro Terry se atirou na frente da bola e evitou o primeiro gol da partida.
As duas equipes continuavam atacando e as chances de gol eram criadas a todo momento. Aos 31 min, Montolivo deu um lindo toque de primeira que deixou Balotelli de frente para o gol. O atacante pegou de primeira na bola, para firme defesa de Hart. Aos 33 min, foi a vez da Inglaterra assustar. Welbeck fez bonita tabela com Rooney, que devolveu de letra para o centroavante emendar de primeira. A bola passou com muito perigo por cima do travessão.
Na última chegada do primeiro tempo, os italianos perderam ótima oportunidade de largarem na frente, novamente com o polêmico Balotelli. Aos 41 min, Pirlo deu lindo lançamento para Cassano dentro da área. O atacante ajeitou de cabeça para o meio da pequena área onde estava Balotelli. O jogador do Manchester City chegou batendo de primeira mas mandou por cima.
A segunda etapa começou exatamente como a primeira, com as duas seleções buscando o ataque em toda jogada. A primeira chance veio com a Itália. Aos 2 min, Marchisio cabeceou para área e a bola sobrou para De Rossi, livre, finalizar para fora, desperdiçando chance preciosa.
O ritmo da partida era insano, com a Itália desperdiçando inúmeras oportunidades de inaugurar o marcador. Aos 6 min, Hart espalmou chute de longe de Balotelli. No rebote, Montolivo apareceu de surpresa na pequena área mas isolou a bola por cima.
Aos 14 min, mais uma vez Balotelli apareceu com perigo e desta vez, quase fez um golaço. Em bola alçada na área, o centroavante disputou com Terry na área, ajeitou a bola e virou ma linda bicicleta que passou muito perto do arqueiro da Inglaterra.
A primeira chegada dos inglese no segundo tempo veio somente aos 19 min com Ashley Young. Após cruzamento na área, Carrol tentou chutar para o gol mas foi travado pela marcação. Na sobra, a bola veio para Young, que chutou de primeira para fora, após desvio em Abate.
Conforme o tempo ia passando e nenhuma das seleções tinham aberto o placar, o jogo baixou de intensidade. Claramente receosas em levar um gol no fim do jogo, as equipes diminuíram a intensidade e passaram a tocar a bola esperando o melhor momento de encaixar o ataque.
Com a prorrogação se aproximando, o jogo não interessava a ninguém. As duas equipes mantinham a cautela e esperavam o tempo passar. Nada que impedisse a última chance de gol para as duas equipes. Aos 43 min, Nocerino foi lançado na cara do gol, mas na hora do chute, Johnson apareceu para matar a jogada. Com 47 min, Carrol ajeitou de cabeça para Rooney mandar uma bicicleta que por pouco não entrou.
Mais inteira fisicamente, a Itália começou o primeiro tempo da prorrogação dominando a posse de bola e costurando algumas jogadas ofensivas. A Inglaterra se resguardava na defesa e apostava nos contra-ataques com o rápido Walcott e na bola aérea para o grandalhão Carrol. Aos 9 min, Balotelli recebeu na entrada da área, cortou o marcador e chutou para firme defesa de Hart. Um minuto depois foi a vez de Diamanti cruzar e ver a bola raspar a trave, na trigésima finalização da Itália na partida inteira.
O segundo tempo da prorrogação mostrava uma Itália abafando a Inglaterra em seu campo e alçando bolas na área em busca do gol da classificação. Aos 7 min, Balzaretti cruzou rasteiro para o chute de primeira de Diamanti que saiu para fora. Aos 9 min, em cruzamento do arisco Diamanti, Nocerino cabeceou para as redes mas o bandeira assinalou impedimento. Mesmo com a pressão, a Inglaterra soube se fechar e a partida foi para os pênaltis.
Nas cobranças, o primeiro pênalti foi convertido por Balotelli, com muita categoria. Na sequência, Gerrard anotou a cobrança dos ingleses. A situação para os italianos se complicou quando Montolivo desperdiçou a penalidade e Rooney converteu para os ingleses. Pirlo bateu com cavadinha, assustando a todos, mas balançou as redes. Na vez de Young, a bola explodiu no travessão, para desespero dos ingleses. Nocerino anotou a sua cobrança enquanto Cole chutou para defesa de Buffon. No último pênalti, coube a Diamanti a cobrança que classificou os italianos.
FICHA TÉCNICA
INGLATERRA 0 (2) x (4) 0 ITÁLIA
Local: Estádio Olímpico, Kiev (UCR)
Data-Hora: 24/6/2012 – 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Auxiliares: Bertino Miranda (POR) e Ricardo Santos (POR)
Cartões amarelos: Barzagli (ITA), Maggio (ITA)
Cartão vermelho: Não houve
INGLATERRA: Hart, Johnson, Terry, Lescott e Ashley Cole; Gerrard, Parker (Henderson 3′/1ºP), Milner (Walcott 15′/2ºT) e Young; Rooney e Welbeck (Carroll 15′/2ºT) – Técnico: Roy Hodgson.
ITÁLIA: Buffon, Abate (Maggio 46′/2ºT), Barzagli, Bonucci e Balzaretti; Pirlo, Marchisio, Montolivo e De Rossi (Nocerino 34′/2ºT); Balotelli e Cassano (Diamanti 33′/2ºT) – Técnico: Cesare Prandelli.
fonte: jfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário