Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Há 83 anos, Corinthians e Chelsea empataram em 4x4 no Parque Antártica



Corinthians e Chelsea tiveram poucas chances de cruzar seus caminhos como têm agora em 2012, ano em que foram campeões pela primeira vez em seus continentes.

Classificados para o Mundial de Clubes e amplos favoritos a jogarem a final em 16 de dezembro, os dois clubes centenários têm apenas um confronto registrado na história.

E neste jogo, um amistoso disputado há 83 anos num 4 de julho (mesma data em que o time paulista celebrou o título da Libertadores), Corinthians e Chelsea fizeram uma batalha de oito gols no Parque Antártica. O empate por 4 a 4, que hoje seria sinônimo de emoção, não foi visto assim por aqueles que reportaram o jogo em 1929.
De acordo com relatos de jornais da época, o Chelsea "não representava o alto expoente da técnica visto ter atuado mediocramente", diz texto do jornal "O Estado de S. Paulo". "O desenrolar do jogo só constituiu motivo de irritação e aborrecimento para o público, que teve, hontem (sic), uma das maiores decepções esportivas de que há memória em São Paulo".

O Chelsea estava no Brasil para uma série de amistosos. Pelos relatos, era um time muito inferior ao Corinthians. A equipe inglesa disputava a segunda divisão no seu país (havia sido nono colocado sem conseguir o acesso naquela temporada) e o Corinthians "no campeonato da Apea (antiga associação paulista de futebol) ocupava os mais honrosos lugares". O time paulista foi tricampeão paulista entre 1928 e 1930.
A partida realizada numa quinta-feira à tarde teve público aproximado de 10 mil pessoas. O relato diz ainda que dois dos principais nomes da equipe, o goleiro Tuffy e o defensor Grané entraram em campo contundidos depois de uma dura partida contra o Ferencvaros da Hungria. Grané é até hoje o jogador de defesa que mais gols marcou pelo Corinthians com 51 tentos. Chicão, no Corinthians desde 2008, tem 41.

O Chelsea, que usou de "expediente pouco nobre", com muitas jogadas violentas, abriu 3 a 0 no primeiro tempo, gols de Jackson, Walsin e Elliot. "O juiz pune faltas tanto de um como de outro quadro e, se compreendesse o inglês, teria se desnorteado devido aos frequentes protestos, quase sempre sem cabimento, dos profissionais britânicos", relatou o jornal.

Para a reportagem, os jogadores do Chelsea demonstraram total falta de preparo para a partida. "A partida torna-se cada vez mais violenta, principalmente pelo lado dos ingleses, cuja maioria demonstra falta de educação esportiva e social", disse, e prosseguiu. "Apesar da falta de entendimento dos nossos (os corintianos), os ingleses mostraram-se inferiores técnica, esportiva e socialmente falando";

O Corinthians buscou o empate ainda na primeira etapa com dois gols de Gambinha e um de Grané. O time paulista virou o jogo com De Maria no início do segundo tempo, mas Elliot marcou outra vez e fechou o placar. "O jogo perdeu todo o interesse desde o momento que Elliot conseguiu o ponto de empate", diz o jornal, mais uma vez demonstrando que a partida pouco teve de atrativo para os padrões da época.

Em dezembro, Corinthians e Chelsea jogarão as semifinais do Mundial, cada um contra um adversário ainda não conhecido. Se vencerem poderão fazer um tira teima - provavelmente sem tantos gols, mas com emoção de sobra.


Fonte: Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário