Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

domingo, 12 de maio de 2013

Enfim, protagonista! No Corinthians, Guerrero vive fase de principal artilheiro na temporada



Ídolo máximo da seleção peruana, herói do bicampeonato mundial do Corinthians e artilheiro do time na atual temporada, com 12 gols. O torcedor que analisa apenas o desempenho de Guerrero nos gramados brasileiros não deve ter noção de que ele, até pouquíssimo tempo atrás, era um mero coadjuvante no futebol alemão.

Revelado pelo Alianza Lima (PER), o atacante trocou o Peru pela Alemanha aos 18 anos. Após ser "moldado" pelo ídolo Gerd Müller na base do Bayern de Munique (ALE), o jogador foi promovido ao time principal em 2003. Mas a concorrência no ataque não foi das mais tranquilas.

Na temporada 2003/04, os alemães contavam com Élber, Pizarro, Roque Santa Cruz e Roy Makaay no elenco. Guerrero chegou a fazer alguns jogos, mas não chegou a balançar a rede. Com 31 gols, Makaay foi o artilheiro do time.

Assim como em 2003/04, Guerrero não brilhou em 2004/05 e 2005/06. Roy Makaay, por sua vez, seguiu em alta e liderou a artilharia: 34 e 19 gols, respectivamente.

Sem espaço no Bayern de Munique (ALE), o atual camisa 9 do Timão foi para o Hamburgo (ALE). Mesmo com a mudança e mais experiente, ele não conseguiu ser o goleador do time.

Da temporada 2006/07 a 2011/12, o peruano até se destacou, mas acabou perdendo os holofotes para Rafael van der Vaart, Ivica Olic e Mladen Petric. Neste período, o trio foi responsável por liderar a artilharia.

Após viver na sombra dos companheiros (confira o infográfico abaixo), Guerero, enfim, tornou-se protagonista no Timão. Mesmo tendo chegado no segundo semestre de 2012, ele anotou oito gols (quarto artilheiro do time - Paulinho foi o líder, com 13). Já neste ano, o atacante não deu chances para ninguém: são cinco gols a mais que Alexandre Pato, o vice-artilheiro, com sete tentos.

Agora, com o "concorrente" na reserva, Guerrero tem a chance de se isolar ainda mais na artilharia na final do Paulistão contra o Santos, neste domingo, no Pacaembu. Dia de sair o gol de número 13? Se depender da boa fase...


Artilheiro da seleção do Peru

Além de ser artilheiro do Corinthians na  temporada, com 12 gols, Paolo Guerrero ostenta o posto de atual goleador máximo da seleção peruana, hoje comandada pelo técnico Sergio Markarián. Com 19 gols, o camisa 9 do Timão está na frente dos companheiros Claudio Pizarro (Bayern de Munique-ALE), com 17, Jefferson Farfán (Schalke 04-ALE), com 16, e Juan Vargas (Genoa-ITA), com apenas quatro.

O maior artilheiro de toda a história da seleção do Peru é o ex-atacante Teófilo Cubilla,  com 45 gols. Com a camisa da seleção peruana, ele conquistou a Copa América de 1975, e ainda participou das Copas do Mundo do México (1970), da Argentina (1978) e da Espanha (1982).


Artilheiros do Corinthians em 2013

1 - Guerrero (12 gols)
2 - Pato (7 gols)
3 - Danilo (4 gols)
   - Romarinho (4 gols)
4 - Emerson Sheik (3 gols)
   - Jorge Henrique (3 gols)
   - Paulinho (3 gols)
5 - Edenílson (2 gols)
6 - Douglas (1 gol)
   - Fábio Santos (1 gol)
   - Felipe (1 gol)
   - Giovanni (1 gol)
   - Guilherme (1 gol)
   - Renato Augusto (1 gol)

Fonte: Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário