Parece filme repetido. Pelo quarto ano consecutivo, o Corinthians é eleito o
clube brasileiro com a marca mais rentável. O apontamento é feito pela
consultoria BDO, que realiza o estudo anualmente.
Em 2012, o clube paulista teve sua marca avaliada em R$ 1,05 milhões,
acréscimo de 16% em relação a 2011. Só para se ter uma ideia, em 2004, o Timão
registrava 286 milhões, ou 252% a menos que do angaria hoje.
A receita arrebanhada pelas cotas de TV é a que mais contribui para a
liderança do Corinthians neste ranking. Em 2012, o clube recebeu R$ 112 milhões
com contratos do gênero.
A vice-liderança na lista pertence ao Flamengo, que tem a sua marca avaliada
em R$ 792 milhões. Diferentemente do Corinthians, o Fla é líder entre torcedores
de diferentes classes sociais do País. Sua participação entre os torcedores mais
ricos, no entanto, diminuiu relativamente, enquanto a presença nos extratos mais
pobres da sociedade cresceu, segundo a BDO.
Fechando o pódio, o São Paulo aparece com a marca avaliada em R$ 771 milhões.
Em quarto está o Palmeiras, com R$ 481,2 milhões. O primeiro time fora do eixo-
Rio-São Paulo a figurar no ranking é o Inter, quinto colocado, com R$ 392,9
milhões.
Para alcançar tais cifras, a BDO se baseia em dados financeiros; pesquisas
com o torcedor; informações de marketing de cada clube e dados econômicos e
sociais dos brasileiros.
Confira os 10 clubes brasileiros com marca mais valiosa, segundo
levantamento da BDO (em reais):
1º - Corinthians: 1.005,5 milhões
2º - Flamengo: 792 milhões
3º - São Paulo: 771 milhões
4º - Palmeiras: 481,2 milhões
5º - Internacional: 392,9 milhões
6º - Santos: 341,6 milhões
7º - Vasco: 316,7 milhões
8º - Grêmio: 316,1 milhões
9º - Cruzeiro: 205 milhões
10º - Atlético-MG: 179,1 milhões
Fonte: Placar
Nenhum comentário:
Postar um comentário