Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ameaça de nova liga e pressão do Timão fazem Conmebol aumentar prêmio por Libertadores.

A Conmebol, enfim, aumentará a premiação aos clubes que disputarem a próxima edição da Copa Libertadores da América, em 2016. Em comunicado oficial emitido nesta sexta-feira, a entidade anunciou que fará o sorteio das chaves do torneio no dia 22 de dezembro, durante cerimônia em Luque, no Paraguai.

De acordo com a nota, o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, “adiantou que existe o firme propósito de aumentar os prêmios para as equipes participantes. Para este fim, há algum tempo, se realizam grandes negociações que permitem à instituição gerar mais recursos para as associações e clubes”.

A decisão da entidade vai ao encontro das críticas de Andrés Sanchez, ex-presidente e atual superintendente de futebol do Corinthians. Incomodado com a desvalorização aos clubes, o dirigente promoveu uma campanha para que o Timão permanecesse fora das competições organizadas pela Conmebol – dentre elas, a Libertadores.

“A Conmebol paga uma merreca. Foi um erro meu, mas eu estou forçando a barra para o Corinthians não disputar Libertadores enquanto os pagamentos forem feitos desse jeito. Você sabia que o Corinthians tem que pagar, no jogo em casa, de 8 a 12 mil dólares? Depende do árbitro, duas horas antes do jogo... Você sabia disso? É um absurdo”, disparou Sanchez, durante participação no programa “Seleção SporTV”.

Em 2015, a premiação máxima ao campeão da Libertadores foi de apenas 5,35 milhões de dólares. Tal valor, pago nos últimos três anos pela entidade, tem causado revolta nos clubes brasileiros. Para efeito de comparação, a Champions League desembolsa 37,4 milhões de euros para o vencedor do campeonato. A Conmebol, contudo, não anunciou os novos montantes.

Conforme o MEU TIMÃO informou nesta quinta-feira, o Corinthians pode se tornar um forte aliado do empresário italiano Riccardo Silva, que pretende criar uma nova liga. O plano do agente é idealizar uma competição no ocidente nos moldes da Liga dos Campeões da Europa, com 64 clubes da América do Sul, Central e do Norte. A premiação especulada seria até 30 milhões de dólares.

Em agosto, Napout já havia prometido mudanças para na Libertadores. “Eu garanto que depois da próxima Copa, cada clube receberá um aumento significativo”, garantiu o mandatário, que também revelou alterações no formato do sorteio do campeonato para a edição de 2016. A ideia não agradou o diário “Olé”, da Argentina, que acusou o Corinthians de planejar um golpe.
Compartilhe: Facebook Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário