Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

sábado, 27 de agosto de 2016

Belém, em AL, tem mais eleitores que habitantes, apontam dados do TRE.

Belém - AL /Foto: G1/AL
  

  Município com 4.551 moradores possui 4.580 títulos eleitorais aptos. Situação é considerada irregular pela Lei Eleitoral N° 9.504/97.

um fato inusitado chama atenção em Alagoas. O município de Belém, localizado na região Agreste do estado, possui mais eleitores que moradores, como comprova o cruzamento de dados estatísticos do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) com dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo os dados do TRE-AL, até março deste ano, Belém contabilizava 4.580 títulos eleitorais aptos a participarem das Eleições de 2016. (Confira aqui as Estatísticas de Eleitorado do TRE AL)

Porém, o último Censo Demográfico do IBGE, divulgado em 2010, mas ainda considerado o principal indicador para ações do governo federal, aponta que o município possui 4.551 habitantes. (Confira aqui os dados do Censo Demográfico)

Vale lembrar que, pela legislação eleitoral, apenas cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são obrigados a votar. Para quem tem 16 e 17 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas, o voto é facultativo

Mesmo se considerarmos que todos os habitantes do pequeno município estejam aptos a votar (incluindo crianças, pré-adolescentes e idosos), ainda haveria 29 eleitores a mais que moradores.

A Lei Eleitoral N° 9.504/97 expõe, no artigo 92, a exigência de revisão eleitoral em casos onde o número de eleitores é superior a 65% da população projetada pelo IBGE.

O percentual estabelecido pela lei já considera o caso daquelas pessoas que, apesar de não morarem mais no município, votam no local porque possui vinculação familiar e endereço fixo na cidade.

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do TRE-AL para saber se há alguma revisão eleitoral prevista nos próximos meses em Belém ou em algum outro município alagoano. No entanto, até a publicação, ainda não havia resposta.
fonte: http://www.jornaisbrasil.com/jornal.php?url=http://www.alagoasemtemporeal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário