Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Espanha supera o Portugal e vai a final da Euro.


Espanha vence nos pênaltis e espera por Alemanha ou Itália na final da Eurocopa (Foto: Getty Images)
Nesta quarta-feira (27),Portugal e Espanha  realizaram a primeira semifinal da Eurocopa. Nas quartas-de-finais, a seleção da Fúria venceu por 2 a 0 a França com dois gols de Xabi Alonso. Já os lusitanos venceram a Republica Tcheca por 1 a 0, gol de Cristiano Ronaldo. O técnico Vicente del Bosque surpreendeu a todos com a escalação de Negredo na referência do ataque. Todos esperavam Torres ou Fàbregas, que faria o “falso 9”. Após um tempo regulamentar equilibrado e uma prorrogação tensa, os espanhóis garantiram sua vaga na final da Euro 2012 nos pênaltis.
 Portugal criou a primeira chance, após chute travado de João Moutinho, Miguel Veloso bateu escanteio e quase fez olímpico. Os espanhóis responderam a altura, depois de linda tabela na ponta esquerda, Negredo brigou com a zaga e rolou para Arbeloa, que veio em velocidade e mandou por cima do gol. Com a defesa se complicando em algumas oportunidades, a Espanha, em um lance incomum, deu um bicão para o ataque. Negredo ganhou da defesa e rolou para Xavi, que ajeitou para Iniesta  se livrar da marcação e mandar colocado por cima do gol de Rui Patrício.
Os primeiros 30 minutos do primeiro tempo foram muito bons na proposta de jogo da seleção portuguesa. O time de Paulo Bento marcou muito bem os espanhóis e saía com muita velocidade na esquerda com Coentrão e Ronaldo. A Fúria se sentia bastante incomodada na partida e errava muitos passes, não ficavam com muita posse de bola e não finalizaram no gol de Rui Patrício.
Portugal voltou melhor para o segundo tempo e continuou marcando muito bem. Para melhorar a troca de passes e a posse de bola, o técnico Vicente del Bosque colocou Cesc Fàbregas no lugar de Negredo. Aos onze minutos, Hugo Almeida viu Casillas adiantado e mandou com perigo por cima do gol. E o camisa 9 começou a se soltar no jogo. Depois de boa tabela com Cristiano Ronaldo, o atacante do Besiktas mandou pra fora. Após quatro partidas sem levar um cartão, Pepe chegou com força em Xabi Alonso e foi advertido.
Em uma saída errada do meio campo português, Xavi recuperou a bola, arrancou pelo meio e bateu de fora da área. Rui Patrício encaixou a bola sem dar rebote. Aos 27, Cristiano Ronaldo teve a chance de abrir o placar em uma cobrança de falta, mas o camisa 7 mandou sobre o gol. Quanto mais o tempo passava, o número de faltas crescia muito, mas ninguém conseguia aproveitar as oportunidades na bola parada. O segundo tempo acabou sem que nenhuma equipe marcasse.
A prorrogação começou com a Espanha melhor, pela primeira vez no jogo os espanhóis conseguiram encurralar os lusitanos na defesa. Aos 13, Jesús Navas recebeu na ponta e mandou de bico bisonho na bola. A jogada parecia morta, mas Pedro aproveitou o rebote e abriu uma chapelaria em cima de João Pereira. O camisa 7 ajeitou para Jordi Alba, que se livrou bem da marcação e mandou para Iniesta, que bateu bem, mas parou na grande defesa de Rui Patrício. No minuto seguinte, Sergio Ramos bateu uma falta de longe, a bola passou tirando tinta da trave.
O goleiro português brilhava na prorrogação, após grande jogada pela direita, Arbeloa rolou para Jesús Navas que bateu bem, mas Rui Patrício foi sensacional na defesa. Aos oito minutos, Fàbregas fez boa jogada no meio e lança Pedro, o atacante estava livre e avançava na velocidade, mas na hora que o camisa 7 ajeitou para a finalização, foi desarmado. Sem gols na prorrogação, a partida foi decidida nos pênaltis.
A Fúria começou as cobranças. O primeiro a bater foi Xabi Alonso. O camisa 14 partiu e parou em Rui Patrício. Na cobrança lusitana, Casillas pegou o pênalti de Moutinho. Na segunda penalidade, Iniesta converteu. Pepe, também: 1 a 1. Pique e Nani também marcaram. Na quarta cobrança, Sergio Ramos esbanjou categoria e mandou uma cavadinha, já Bruno Alves mandou no traveção: 3 a 2 Espanha. Na ultima cobrança, Cesc Fàbregas cobrou no canto esquerdo, a bola tocou na trave e entrou para levar a Roja a mais uma final de Eurocopa.
Na cobrança decisiva, Fabregas bateu, a bola, caprichosamente, tocou na trave antes de entrar (Foto: Getty Images)
FICHA TÉCNICA
ESPANHA (4) 0 x 0 (2) PORTUGAL
Local: Donbass Arena, Donetsk (UCR)
Data-Hora: 27/6/2012 – 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)
Auxiliares: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Sergio Ramos (ESP), Busquets (ESP), Arbeloa (ESP), Xabi Alonso (ESP); Fábio Coentrão (POR), Pepe (POR), João Pereira (POR), Bruno Alves (POR), Miguel Veloso (POR)
Cartão vermelho: Não houve
ESPANHA: Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Arbeloa e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso, Xavi (Pedro 42′/2ºT) e Iniesta; David Silva (Navas 15′/2ºT) e Negredo (Fàbregas 9′/2ºT) – Técnico: Vicente Del Bosque.
PORTUGAL: Rui Patrício, Fábio Coentrão, Bruno Alves, Pepe e João Pereira; Raul Meireles (Varela 6′/2ºP), Miguel Veloso (Custódio 1′/2ºP) e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Nelson Oliveira 36′/2ºT) – Técnico: Paulo Bento.
fonte: Jfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário