Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Sai zica! Emerson marca duas vezes, cala Boca e Corinthians conquista Libertadores pela primeira vez



Histórico: Emerson, artilheiro-campeão, balançou as redes duas vezes e levou o Corinthians ao título inédito (Foto: Antonio Lacerda/EFE)
O clima não poderia ser diferente. Casa cheia, as duas torcidas entoando seus cânticos de amores promovendo uma disputa já antes de a bola rolar. Uma sequência ininterrupta de queima de fogos de artifícios. Um time buscando a conquista inédita, enquanto o outro sonhava com o heptacampeonato. Corinthians e Boca Juniors foram os personagens escolhidos para escreverem mais uma capítulo da Libertadores da América.

Riquelme era a esperança do Boca Jrs (Foto: AFP)
No Pacaembu, as expectativas eram enormes. A partida de ida teve as duas equipes empatando por 1 a 1, e como o gol fora de casa não é válido na final do torneio, quem vencesse ergueria o troféu de campeão; empate obrigaria a prorrogação. Enquanto o Corinthians estava sem desfalques, com Alessandro eleito momentos antes como o capitão, o Boca foi obrigado a escalar Sosa, já que o lateral-direito Roncaglia deixou o time nesta semana.
O jogo iniciou-se com os visitantes mais determinados, tocando a bola no campo do adversário, à procura de um espaço na retranca armada pelo técnico Tite, mas nada a penetrava. Em menos de cinco minutos, os primeiros cartões amarelos: após confusão, Chicão e Mouche foram advertidos.

Sheik deu bastante dor de cabeça para a defesa xeneize (Foto: Leandro Moraes/UOL)

Alex tentou marcar em chutes de fora da área (Foto: Leandro Moraes/UOL)
Mesmo com a posse de bola sendo dos argentinos, o primeiro lance de perigo veio com Alex, aos 11min. O meia chutou de longa distância e Orión assustou largando a bola na cara de Paulinho, mas recuperou-se em seguida. Passados mais cinco, Emerson fez linda jogada, passou por Erviti e Caruzzo próximo à linha de fundo, mas foi interceptado pela sobra argentina. Notava-se um equilíbrio na partida, com o Timão já conseguindo segurar a bola no campo do Boca.
Empurrado pela torcida, o Timão passou a recuar cada vez mais o time xeneize para o seu campo defensivo. A válvula de escape era com Jorge Henrique, pela direita, da onde surgiam os principais cruzamentos e tabelas pra dentro da área adversária. Como não estava surtindo efeito, Alex resolveu arriscar de fora da área, mas chutou por cima da meta. O técnico Julio César Falcioni foi obrigado a queimar uma substituição, já que Orión sentiu lesão em função de uma trombada com Samoza no lance de Emerson Sheik anteriormente. O substituto Sosa foi acionado.

A marcação do Boca Juniors dificultou o meio de campo corintiano (Foto: Júnior Lago/Reuters)
Antes do término do primeiro tempo, as descidas corintianas eram perigosas. Primeiro Jorge Henrique assustou, mas foi interceptado. Depois Emerson avançou pela linha de fundo e cruzou, mas ninguém desviou a jogada. Em ambas, Sosa saíra sem muita confiança. Alex tentou mais uma vez de fora da área, aos 39min, mas chutou nas mãos do arqueiro.
Na etapa complementar, Chicão começou bombardeando a área argentina em cobrança de falta, exigindo trabalho de Sosa. O goleiro, porém, não seguraria o lance seguinte: aos oito minutos, Alex cruzou, Jorge Henrique desviou de cabeça, a bola caiu para Danilo que tocou magistralmente de calcanhar para Emerson chutar sem chances de defesa, fazendo o Pacaembu tremer.

Sheik recebeu lindo passe de Danilo e mandou sem chances para o fundo das redes, abrindo o placar no Pacaembu (Foto: Leandro Moraes/UOL)
O gol fez com que a partida mudasse de cenário, exigindo que o Boca saísse mais para o ataque, abrindo os espaços desejados pelo Timão. Mesmo assim, o time xeneize não conseguia levar perigo à meta corintiana. O atacante Cvitanich entrou pra reforçar o setor, mas Cássio era pouco acionado.

Sheik entrou pra história do Timão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Quando o arqueiro alvinegro foi exigido, não decepcionou. Aos 26min, Riquelme levantou para Mouche, mas o atacante teve cabeçada defendida. A resposta corintiana foi fatal, no minuto seguinte. O veterano Schiavi saiu errado e deixou nos pés de Emerson Sheik. O atacante ganhou na velocidade do último defensor e tocou rasteiro no canto direito de Sosa, com muita categoria, ampliando o marcador. Vitória garantida, contra um Boca calado em campo. O atacante comemorou na mesma intensidade que a lotada arquibancada o gol do título.
Chicão ainda quase ampliou, aos 38min, em bola parada. Tite promoveu a entrada de Wallace e Liédson para ganhar mais tempo, enquanto a torcida mantinha o espetáculo. Aos 102 anos de vida, o Corinthians finalmente pôde soltar o grito de campeão da América, o título inédito tão esperado.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 2 X 0 BOCA JUNIORS
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data-hora: 4/7/2012, 21h50
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Abrahan Gonzales e Humberto Clavijo (COL)
Renda e público:
Cartões amarelos: Chicão, Leandro Castán e Jorge Henrique (COR); Mouche, Schiavi, Caruzzo e Santiago Silva (BOC)
Cartão vermelho:
GOLS: Emerson Sheik, 8′/2ºT (1-0); Emerson Sheik, 27′/2ºT (2-0)
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex (Douglas – 43′/2ºT); Emerson Sheik (Liedson – 46′/2ºT) e Jorge Henrique (Wallace – 46′/2ºT). Técnico: Tite
BOCA JUNIORS: Orión (Sosa Silva – 32′/1ºT), Sosa, Schiavi, Caruzzo e Clemente Rodríguez; Somoza, Ledesma (Cvitanich – 20′/2ºT), Erviti e Riquelme; Mouche (Viatri – 37′/2ºT) e Santiago Silva. Técnico: Julio Cesar Falcioni
fonte: Jfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário