Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

terça-feira, 12 de março de 2013

Jornalista descreve o que os ingleses acharam da torcida do Corinthians no Mundial



DE YOKOHAMA

Ladies & Gentlemen

Pensei que ninguém fosse tão louco quanto nós, ingleses, por futebol. Vivi nesta crença até chegar a Yokohama, a serviço do Diário e por gentileza do Boss.

Nada do que vi, em minha vida, se compara ao espetáculo grandioso que a torcida do Corinthians – o Almighty Big Team – oferece aqui no Japão.

Pelo lado patético, raras vezes vi uma concentração tão grande de torcedores feios e barulhentos num só local. Não que a torcida de meu City seja um exemplo de beleza, mas perto da do Timão somos todos Beckhams e sua Spicy Girl.

Eles não falam inglês, e suspeito que nem mesmo português, em muitos casos. Um amigo jornalista de Londres, ex-correspondente da BBC na América do Sul, fluente em português, me contou algumas histórias para mim inacreditáveis. Um torcedor que ele entrevistou simplesmente largou o emprego para ver seu time. Outro tinha apenas o dinheiro das passagens, e então se transformou no primeiro homeless de Yokohama. Dorme num shopping.

Todas as minhas longas conversas com o Boss no nosso pub em Parsons Green não me prepararam para o que estou vendo em Yokohama. Confesso – sorry, Boss — que não me sinto confortável em andar pelas ruas da cidade com muito dinheiro no bolso.

Pelo lado grandioso, os 20 mil torcedores mostram um amor, uma paixão, uma obsessão pelo Corinthians que duvido que alguém possa encontrar em qualquer outra equipe no mundo.

O Corinthians dá a essa massa sofrida talvez uma das raras alegrias que ela tem em sua vida, e isso é extraordinariamente comovente. Meu amigo Steve, colunista político do Standard, talvez dissesse, em seu intelectualismo empedernido, que se a massa não transferisse tanta energia para um time estaria nas ruas protestando por melhores condições de vida. Mas a mim o amor dos corintianos pelo seu time comove, fascina, inspira.

Ladies & Gentlemen.

Acabo de colocar mais 200 libras na Ladbrooks no Corinthians. Os bookmakers londrinos estão dando todo o favoritismo ao Chelsea. O Corinthians paga 7 por 1, e isso significa que vou levar 1400 libras com a vitória do Big Team.

Confio no time. Se não bastasse, como o Boss gosta de dizer, Supernatural Jones, ou para os brasileiros Sobrenatural de Almeida, está em Yokohama. Já o vi diversas vezes nas ruas, no meio da torcida corintiana, gritando com a multidão músicas incompreensíveis e desafinadas de louvor pelo Corinthians.

Sincerely.

Scott

TRADUÇÃO: ERIKA K NAKAMURA

Fonte: diario centro do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário