Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Problema do futebol brasileiro nasce nas categorias de base, diz Ferreira

A solução para os problemas do futebol brasileiro vai além da escolha do próximo treinador ou dos erros na vexatória goleada por 7 a 1 diante da Alemanha. O problema do futebol brasileiro começa com a filosofia das categorias de base, da busca incessante pelo resultado, do treinador que orienta seus garotos do Sub-15 a dar chutões para frente. A análise é do técnico Alexandre Ferreira, que hoje comanda a equipe principal do Botafogo-SP, mas que levou o mesmo Tricolor ao título dos Jogos Abertos e Regionais, e conquistou o Paulista Sub-17 com o Olé Brasil.
Alexandre Ferreira, técnico do Botafogo-SP (Foto: Rogério Moroti/Ag. Botafogo)Ferreira lamenta falta de investimento e pressão por títulos nas categorias de base (Foto: Rogério Moroti/Ag. Botafogo)
- Precisa ter um desenvolvimento maior nas categorias de base, que são as formadoras dos grandes atletas. É preciso investir no atleta e nos profissionais que ali atuam. Não tem algo mais triste do que participar de um jogo Sub-15 contra um time que fica do meio-campo para trás, dando chute para frente, e os jogadores vibrando com isso - comentou Ferreira, que não concentra todas as críticas em cima do treinador. A diretoria, responsável por dar sustento à comissão técnica, não dá tempo para o desenvolvimento de um trabalho a médio-longo prazo. Duas ou três derrotas são suficientes para colocar qualquer profissional na berlinda. Sem respaldo, os treinadores, passam a orientar os chutões, pensando primeiro no empate e depois na vitória.(Leia +)

Nenhum comentário:

Postar um comentário