Dr.Otacilio Cassiano Neto

Dr.Otacilio Cassiano Neto

segunda-feira, 11 de junho de 2012

#JFCnaEuro: Jogando em casa, Ucrânia vira sobre a Suécia com dois gols de Shevchenko


   Por Leonardo Perri 
Com dois gols, Shevchenko foi o grande destaque da partida (Foto: Reuters)
Foi uma partida histórica para todo povo ucraniano. Com dois gols do ídolo Shevchenko, a Ucrânia virou o jogo e venceu a seleção da Suécia pelo placar de 2 a 1 no belíssimo estádio olímpico de Kiev. Sediando pela primeira vez a competição europeia, os ucranianos esperaram muito por essa partida e puderam fazer a festa no final com a vitória da sua equipe frente a favorita Suécia liderada pelo craque Ibrahimović.
No duelo entre os grandes astros das duas seleções, melhor para o ex-atacante do Milan que marcou dois gols e comandou a vitória da sua equipe que agora lidera o grupo D da Eurocopa com três pontos. Já o atual centroavante do clube rossonero, que marcou o único gol da sua seleção, viu a sua seleção cair para a lanterna do grupo por conta do empate entre França e Inglaterra em 1 a 1.
O começo do jogo foi bem equilibrado com as duas equipes se estudando bastante em campo. Jogando em casa, o time da Ucrânia ficava mais com a bola em seu campo, mas sem criar nenhuma chance clara para chutar em gol. Muito disputado, o jogo se mostrava bastante faltoso com nove faltas em apenas quinze minutos jogados.
Aos 15min, veio a primeira chance de gol com os visitantes. Em boa jogada pela esquerda, o atacante Ibrahimović bateu cruzado na direção da área para a defesa do goleiro Pyatov. No rebote, a bola ficou viva dentro da área até aparecer a zaga para afastar o perigo. Cinco minutos depois veio a resposta da Ucrânia: em contra-ataque bem armado, Shevchenko tabelou e recebeu ótimo passe dentro da área. O experiente centroavante bateu cruzado e jogou do lado direito do goleiro Isaksson, desperdiçando a melhor chance da partida até então.
Ibra fez o único gol da Suécia na partida(Foto: AFP)
Os anfitriões eram melhores em campo. Com a constante movimentação dos pontas Konoplyanka e Yarmolenko, a Ucrânia criava seguidas chances de gol. Aos 34min, Voronin avançou pelo meio com a bola e emendou de fora da área. Adiantado, o goleiro sueco fez a defesa com certa dificuldade. Pouco depois, com 36min, outra chance. Konopylanka arrancou pela esquerda, puxou para o pé direito e chutou forte. A bola passou com muito perigo. A pressão dos ucranianos era grande e, aos 37 min, quase veio o primeiro gol. Em cruzamento pela esquerda de Shevchenko, Isaksson espalmou e a bola voltou para o centroavante, que, de cabeça, ajeitou para o meio da área. Yarmolenko chegou batendo de primeira em cima da zaga, assustando aos suecos.
Escalado pelo técnico Erik Hamrén para jogar como um armador no meio de campo, o sueco Ibrahimović era quem criava as poucas, mas perigosas, jogadas da Suécia. Aos 38min, ao receber bom cruzamento na pequena área, o atacante cabeceou com força no contrapé do goleiro Pyatov. A bola raspou caprichosamente na trave, evitando o gol.
Sem alterações, a segunda etapa começou com o time sueco buscando mais o jogo e tomando a iniciativa das jogadas. Na primeira chance criada pelos visitantes depois do intervalo, o gol saiu. Aos sete minutos, após cruzamento rebatido pela zaga ucraniana, a bola sobrou nos pés de Källström, que cruzou rasteiro para Ibrahimović apenas desviar para o fundo das redes e inaugurar o placar em Kiev.
Gol de Ibrahimović de um lado, resposta de Shevchenko do outro. Três minutos após sofrer o gol, o time do leste europeu reagiu rapidamente e empatou a partida. Em cruzamento da direita, a bola encontrou o veterano Shev, que só teve o trabalho de desviar de cabeça no contrapé do goleiro Isaksson para deixar tudo igual e levar a torcida ao delírio.
A tarde era mesmo de Shevchenko. Aos 15min, após cobrança de escanteio na primeira trave, o ídolo da torcida ucraniana se antecipou à defesa sueca e cabeceou com firmeza para virar a partida e fazer o seu segundo gol no jogo. Gols que entram para a história. Sediando a competição pela primeira vez, os gols da equipe na partida de estréia saem justamente do maior jogador da história do futebol ucraniano.
Atrás no placar, a Suécia passou a ficar mais com a posse de bola e tentava a todo custo criar as oportunidades de empatar a partida. Aos 30min, quase saiu o empate. Ibrahimovic recebeu belo passe na entrada da área e bateu forte de perna direita. Com uma defesa de vôlei o arqueiro ucraniano afastou a bola, evitando o empate sueco. Quase no fim da partida a Suécia perdeu uma chance de ouro para empatar o jogo. Aos 44min, Elmander tabelou com Ibra, que deu ótimo passe por cima da zaga, para o meio campo, na frente do goleiro Pyatov, encher o pé e mandar a chance de igualar o marcador por cima da meta.
Em grande jogo, Ucrânia virou pra cima da Suécia (Foto: AP)
FICHA TÉCNICA:
UCRÂNIA 2 x 1 SUÉCIA
Competição: Eurocopa 2012
Data/hora: 11/6/12, às 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico, Kiev (UCR)
Árbitro: Cuneyt Sakir (TUR)
Cartão Amarelo: Kallstrom, Elm (SUE)
Cartão Vermelho: -
Gols: Ibrahimovic, 6′/2ºT (0-1); Shevchenko, 9′/2ºT (1-1); Shevchenko, 16′/2ºT (2-1)
UCRÂNIA: Pyatov, Gusyev, Khacheridi, Mykhalik e Selin; Timoschchuk, Nazarenko, Konoplyanka (Devic, 47′/2ºT) e Yarmolenko; Voronin (Rotan, 38′/2ºT) e Shevchenko (Milevisky, 33′/2ºT). T: Oleg Blokhin
SUÉCIA: Isaksson, Lustig, Mellberg, Granqvist e Martin Olsson; Elm, Kallstrom, Larsson (Wilhelmsson, 22′/2ºT) e Toivonen (Svensson, 19′/2ºT); Rosenberg (Elmander, 25′/2ºT) e Ibrahimovic. Técnico: Erik Hamrén
fonte: jfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário